top of page

Como montar um currículo?

Atualizado: 7 de mai. de 2024

Procurar um emprego parece ser difícil, porém com um bom currículo, soft skills, qualificação profissional, networking e sucesso na entrevista, não tem erro!

Currículo não é tudo, mas influencia muito na hora de escolher o candidato para vaga de emprego disputada. Portanto, nesse conteúdo vamos falar sobre currículo e dar dicas de como montar um.

É importante ressaltar que o currículo é um documento que vai te anunciar para empresas, instituições, comércios…. Ou seja, ele é parte do seu marketing pessoal. Colocar isso em mente é de extrema importância porque assim, você pode montar o seu currículo com a finalidade de atrair e convencer os empregadores a te chamarem para a entrevista.




Estrutura do currículo

O foco do currículo é o que está escrito, o conteúdo. Porém, a estética é extremamente importante, da mesma forma que sua aparência também conta muito na entrevista.

Imagina que você tem todas as características ideias para aquela vaga, é um profissional experiente e bem falado na região e coloca todas essas informações em uma folha de caderno, tudo escrito a lápis e sem organização… como que o empregador vai confiar em você? Na primeira impressão (por meio do currículo) ele já vai ter péssimos pensamentos de como você é ou até mesmo do seu trabalho já que, você não mostrou capacidade ao fazer um currículo simples.

Entendeu? Por isso que fonte, layout, texturas, forma, tamanho, folha…são essenciais.

É claro que não adianta ter um currículo esteticamente impecável e o conteúdo ruim, mas a questão aqui é que você deve entender que esse tipo de detalhe é algo simples, se é simples deve ser bem feito.

Outro fator importante, é saber o que deve ser destacado no seu currículo dependendo da vaga que você pretende ocupar. Se você for ocupar uma vaga de RH, por exemplo, a primeira impressão é que você tenha organização e competência, e assim segue…

É tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (algo como design, artes, etc.), melhor se ater ao básico. O estilo ideal ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.



  • Margens: De acordo com a ABNT. As margens devem conter 3cm no lado superior e esquerdo, e 2cm para o lado direito e inferior da página.

  • AlinhamentoCabeçalhos, níveis de experiência, informações educacionais e habilidades adicionais ou qualquer outra seção são alinhadas à esquerda do documento.

  • Fontes As fontes Times New Roman são e continuam sendo as mais utilizadas em currículos. No entanto há outras fontes muito comuns e adequadas: Old Bookman, Geórgia, Times New Roman, Arial, Avenir, Balcony, Calibri e Helvética.

  • Tamanho da fonte: Há ‘escolhas seguras’ como a fonte 11 pt que deve parecer esteticamente agradável em muitos estilos diferentes.


O tamanho da fonte do seu currículo deve estar vinculado diretamente ao estilo da fonte

Como dito antes, esse tipo de detalhe acaba não sendo cobrado por ser julgado como simples e que todo mundo sabe, mas aí se você não presta atenção nesses pontos pensando ser algo inútil, o empregador ao ver o seu currículo pode pensar “não consegue nem estruturar um currículo, quem dirá assumir essa vaga”. Logo, a elaboração de cada detalhe conta muito.


  • Linhas e Símbolos: Além das margens e seleção de fontes, o formato geral de um currículo também pode ser muito influenciado pelo uso sutil e estratégico de linhas e marcadores tipo bullet point, que são únicos dos símbolos não alfanuméricos permitidos em um currículo profissional.


DICA: Elementos como clipart; wordart, rostos sorridentes ou emojis são simplesmente inaceitáveis.


  • LinhasAs linhas quebram uma página e impedem que os olhos continuem lendo por um momento, permitindo que o cérebro processe a informação recém-lida por uma fração de segundo a mais, caso ainda não tenha existido uma quebra de linha.


  • Símbolos: Os símbolos só podem ser usados ​​na forma de marcadores ou espaçadores. O símbolo mais comum é o ponto de marcador tradicional, o bullet point, que consiste em um pequeno ponto preto.


  • Cor: Os currículos são tradicionalmente escritos em preto, pois é a abordagem mais aceita, mais segura e conservadora. No entanto, os currículos podem ter adições sutis de cores para ajudar a se destacarem em uma pilha de documentos em preto e branco quase idênticos.


Se um candidato optar por usar a cor, ele deve manter esse padrão até o final do documento.



Informações Pessoais

Indique suas informações pessoais como nome, endereço, nacionalidade, informações de contato…logo no início do currículo

Objetivo

O objetivo é uma breve declaração que esclarece sua motivação em se candidatar ao tipo de emprego desejado, bem como suas qualidades que indicam que você se encaixa bem naquele cargo. Na maioria dos casos, um objetivo de currículo é resumido em até duas linhas.

O objetivo do seu currículo deve ser incluído abaixo da seção das suas informações pessoais.




Experiência profissional

Dentro da seção de experiência profissional de um currículo, os candidatos devem detalhar quaisquer trabalhos anteriores que sejam relevantes, remunerados ou não remunerados, que tenham sido em tempo integral ou parcial, temporários ou permanentes e inclusive estágios ou trabalhos voluntários – sempre indicando datas, funções, empresas e locais para cada um.

Além disso, um candidato deve incluir em seu currículo quaisquer cargos de liderança que tenha assumido e descrever as responsabilidades, conquistas e melhorias realizadas por meio de sua participação.

Somente forneça experiências de trabalho relevantes, ou seja, que tenham a ver com a vaga ou possam ser úteis para o novo emprego.




Formação acadêmica

Da mesma forma que na seção de experiência profissional, você deve sempre escrever suas conquistas acadêmicas e diplomas em ordem cronológica inversa, começando com os mais recentes e retrocedendo, ou seja, nomeando um mestrado antes do bacharelado.

A seção de formação acadêmica desempenha um papel ainda mais importante quando o candidato tem pouca ou nenhuma experiência profissional, porque ele pode contar com as suas conquistas acadêmicas.




Outras informações

Para aprender como fazer um bom currículo é importante fazer a pesquisa certa e incluir as seções apropriadas. Isso não tem uma regra específica porque as seções adicionais de um currículo variam de acordo com as necessidades e o histórico de carreiras de cada candidato.




Erros mais comuns no currículo

  • Incluir uma foto sua ou outros dados desnecessários

“A não ser que você trabalhe como modelo, ter sua foto ou gênero no currículo é totalmente desnecessário”. Também são desnecessários dados em excesso, como RG e CPF, e endereços de e-mail pouco profissionais: tenha um com seu nome ou palavra neutras, sem adjetivos, apelidos ou diminutivos.

  • Erros de digitação e/ou gramática

Em seguida, é preciso ler e reler o arquivo em busca de erros de digitação e português, que dão grande desgosto aos recrutadores e praticamente garantem que o currículo vá parar no fim da fila.

  • Omitir informações

Outro erro comum é a omissão de informações que o candidato considera desfavorável, como tempo de permanência curto. Como a experiência foi suficientemente relevante para garantir um lugar no currículo, não tem problema colocar ali que durou pouco. Esforce-se na descrição para demonstrar o que foi conquistado ali e, caso a duração vire assunto na entrevista, esteja pronto para responder o que aconteceu.

  • Preste atenção nas redes sociais!!!

Perfis em redes pessoais como Facebook, Twitter e Instagram associados ao seu nome são parte da triagem profissional com frequência cada vez maior, então é preciso estar atento às mensagens que transmitem.

Isso não significa que não é mais possível se expressar livremente, mas que o bom senso é vital quando se trata de quem pode ver o quê.

Se o candidato está em plena busca por emprego, enviando currículos e participando de processos seletivos, é uma boa ideia deixar perfis no modo privado ou ajustar as configurações de privacidade.




Pode parecer muita coisa, mas na prática é mais tranquilo, e se você ficar com muitas dúvidas, saiba que existem diversos modelos prontos na internet, basta só alterar conforme as suas informações.

Se você gostou comenta e compartilha com aquele amigo que está desesperado procurando uma vaga de emprego!

 
 
 

Comments


bottom of page